domingo, 15 de outubro de 2017

"Princess Sophie"

"O Codigo da vinci" é um filme realizado por Ron Howard em 2006. Não conhecia a carreira deste realizador ate que fui pesquisar e como realizador já fez uns filmes interessantes como "Uma mente brilhante". 
A historia deste filme é baseado num livro de Dan Brown que ainda não tive oportunidade de ler. 
O filme tem um cast impressionante desde Tom Hanks, Ian Mackellen, Audrey Tatou, Jean Reno e um fantástico Paul Bettany, este últimos tem uma performance  acima de media.
Este ultimo interpreta uma personagem chamado "Silas", que se auto mutila em nome de Deus, personagem assustadora e no meu ver é um espelho  de varias pessoas que existem na nossa sociedade que põe a religião à frente de tudo e de todos não olhando a meios para atingir os fins. A personagem parece um morto vivo, que acabou de sair de um enterro, o dele, com uns olhos azuis que da entender que parece que não tem alma, provavelmente a alma dele pertence ao criador. 
Ian Mckellen transforma qualquer filme em cinema de muita qualidade. Impõe uma qualidade superior a qualquer projecto, dá gosto ver estes actores mesmo que seja em personagens pequenas.
No inicio acho estranho aquela cabeleira que o Robert Langdon usa , personagem interpretada por Tom Hanks, mas depois ficamos habituados embora seja só quase a acabar o filme. A uma certa altura do filme parece que estamos a ver um filme europeu, porque uma boa parte do filme é passado em França e tem actores franceses e basicamente o filme começa no Louvre. 
Consegui perceber um desenvolvimento relacionado com a personagem interpretada pela Audrey Tatou, que não foi nada surpreendente. 
É um filme sobre mistérios inventados, sobre sociedades secretas em que põe em causa o que a nossa sociedade nos faz acreditar visto que são historias com milhares de anos. A historia mais antiga e que toda as pessoas acreditam nela piamente. A meu ver essa historia tem que se lhe diga, principalmente na sua veracidade. Quando se estuda historia temos que ter uma noção que vai faltar alguns pormenores que pode fazer toda a diferença.
Quando tentarem discutir religião com alguém de certeza que a reacção das pessoas que acreditam vai ser agressiva a nível verbal.


Sem comentários:

Enviar um comentário