quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Velha historia

Portugal sempre foi historico em faculdades e universidades. A isso esta inevitavelmente associado as festas e os divertimentos de estudantes como por exemplo as queimas das fitas.
Daquilo que conseguimos ver das queimas das fitas um pouco por todo o pais, sinceramente não é nada apelativo. Alguns poderão dizer que é tradição, mas também as touradas são e isso é das coisas mais mediocres que pode haver.
Acho muito bem que os futuros doutores deste país se divirtam mas que não faltem ao respeito a ninguem principalmente a quem lhes paga para estarem lá. Quando me falam das queimas das fitas lembro me sempre do grande Quim Barreiros que é o grande artista destas festas e só por isso vale a pena aturar os morcegos a  cairem para o lado, espero que o Batman não me leve a mal.
O que me faz falar sobre esta "classe social" são as noticias mais recentes sobre a desgraça que ocorreu na praia do meco. Tenho muitas perguntas sobre o que realmente aconteceu. 
Primeiro porque foram para uma praia fazer uma praxe durante a noite.
Qual é a piada duma praxe, que gozo dá a mesma? Os grandes doutores sentem se importantes e intocaveis, ou haverá outra razão mais obscura que ninguem se apercebe.
Ao longo dos anos, mais ou menos vezes tem havido "exageros" das ditas praxes, será que os caloiros que se recusarem a serem praxados, não são aceites na faculdade como deveriam ser por direito. E os tipos que fizeram as praxes, desta vez exageraram passando do limite aceitavel, ao ponto de haver mortes. Pergunto haverá alguma entidade que controla esse tipo de exageros, ou cada um faz o que quer e fica impune.
A praia do meco foi a gota de àgua, ao que parece um grupo de jovens estudantes foram encontrados mortos sem razão aparente, e só um é que sobreviveu. Mas o que raio aconteceu. Será que estavam embriagados ou drogados e morreram afogados, e porque é que só aquele é que sobreviveu?
Como é uma zona costeira poderá ter havido um negocio de droga e estavam no local errado à hora errada, ou foi simplesmente um  treino de tiro e como não tinham pratos fizeram "tiro ao meco". Falta apurar essa verdade, e julgar esses culpados, pode ser que estes exageros diminuam ou acabem mesmo o que não me acredito.
Presto homenagem às familias das pessoas que morreram e que tenham coragem e que façam de tudo para levar os sujeitos à barra do tribunal para serem responsabilizados sobre o que aconteceu.
Só mais um ponto, falei dos estudantes universitarios em tom perjurativo, quero que se perceba que não é geral, conheço estudantes universitarios que são bons exemplos e são exemplos que se devem seguir.
Mas a maior parte.... só digo, espero que não sejam o futuro deste país.
Abraço e ate a proxima.....

Sem comentários:

Enviar um comentário