quinta-feira, 21 de abril de 2011

Noite de Taça

Ontem houve dois grandes jogos de futebol, um em Portugal e outro em Espanha.
Em Portugal foi entre o Benfica e o Porto. O Benfica campeão em titulo tinha ontem uma vantagem de dois golos da primeira mão mas o Porto entrou com muita vontade e o Benfica não foi capaz de  suster a superioridade do Porto. Nesta altura o Porto já é campeão, só faltam jogos para completar calendário. O Benfica e o Porto até agora já se encontraram cinco vezes com um resultado de quatro vitorias para o Porto e uma vitoria para o Benfica. Este Benfica deste ano é completamente diferente do ano passado e o Porto também esta diferente de certeza. Antes deste tipo de jogos há sempre problemas e confusões, muitas vezes existem adeptos que são detidos, existem sempre um grande "espectáculo" à volta de policia, a ideia que tenho destes confrontos é ver crianças a chorar, alguns adeptos a serem insultados por outros e muitas pessoas a sangrarem, enfim o futebol deixou de ser um desporto para ser um negocio e também uma guerra entre adeptos mas uma guerra que é incendiada normalmente por dirigentes o que é muito triste.
Este fenomeno não exclusivo de Portugal, em quase todos Países, como Itália, Argentina, Holanda, Inglaterra, Grécia, Turquia ou ate Espanha como vou falar a seguir.
O nosso futebol, tem estado já há alguns anos na justiça por causa da corrupção activa à imagem do que aconteceu em Itália mas houve diferença, em Itália houve presidentes que foram condenados e clubes que sofreram multas, em Portugal há mais do que muitas provas mas quem tem poder tem tudo e sai impune à justiça.
Em relação a Espanha também houve a final da taça em Espanha entre o Real Madrid e o Barcelona. Em Espanha actuam muitos atletas portugueses incluindo no Real Madrid como Ricardo Carvalho e Cristiano Ronaldo. Entre estes dois clubes a rivalidade é das maiores rivalidades existentes no mundo.
Existe alem da rivalidade dos clubes, existem uma grande rivalidade entre dois grandes treinadores mas também muito jovens. Ontem saiu vencedor a equipa de Madrid com um golo solitário de cr7 já no prolongamento. Foi noite de festa pela noite dentro como é normal, eu penso que este troféu já escapava ao Real há alguns anos. Mourinho mais uma vez gosta de quebrar recordes e por onde passa tem que ganhar, é um homem que gosta de desafios e gosta mais de os vencer, uma pessoa que admiro sinceramente.
Aconteceu uma cena insólita, ao comemorarem com o troféu no imponente autocarro com tanta vontade que o troféu caiu e ia sendo esmagado pelo autocarro mas por sorte ficou intacto, esta situação foi feita pelo central espanhol Sergio Ramos deixo vos aqui um vídeo dessa situação caricata:

Era tão bonito que o futebol voltasse a ser o que era sem qualquer tipo de violência e voltar a ser uma festa para todos, eu sei que estou a pedir o impossível mas há sempre a esperança de tornar o mundo um bocadinho melhor. Temos todos que fazer um esforço porque acho que cabe a cada um de nós acabar com a violência.
Quero vos lembrar que é apenas a minha humilde opinião, aguardo comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário