terça-feira, 19 de abril de 2011

A mentalidade

Há algumas semanas atrás quando passeava nuns desses parques que temos à nossa disposição nas principais cidades portuguesas, eu e mais algumas pessoas assisti ao vivo a cores literalmente, depois vão intender com a leitura deste texto, uma situação algo delicada e que era bom já não existir, mas existe e penso que não será a ultima vez.
A nossa cultura e a nossa historia recente mas bastante rica, pode nos levar a pensar de uma ou outra maneira.
A situação que assisti foi alguns insultos a pessoas de cor, por muito que eles estivessem a fazer e que não estavam, nada justifica as pessoas insultarem outras.
Os insultos vieram de uma pessoa de idade do sexo masculino e parecendo algo debilitado e talvez por isso que ele tenha sido poupado a agressões físicas. 
Estavam algumas crianças a brincar junto a um lago, não consigo precisar quantas mas, eram crianças de raça negra mas a brincadeira destas era atirar pedras ao lago. Sendo de imediato repreendidas pela mãe, situação que não me apercebi.
Foi por causa desta situação que o homem de idade os deve ter insultado e iniciado uma discussão com a progenitora das crianças. Insultos como dizer para irem para a terra deles, provavelmente as pessoas em questão serem quase de certeza portugueses nascidos e criados no nosso Portugal.
Na mente das crianças só vai provocar muitas duvidas.  Entretanto apareceu o pai das crianças que me surpreendeu pela positiva com o homem que tinha acabado de faltar ao respeito a outro ser humano.
Disse lhe basicamente que só não lhe batia porque tinha respeito pelos cabelos brancos deste.
Pergunto porque este tipo de pessoas tem este tipo reacção, neste caso este homem provavelmente este la fora nas ex-colónias portuguesas, possivelmente na guerra colonial.
O nosso mundo sempre teve problemas deste foro, quer seja na Europa, ou no continente Americano e este ultimo oficialmente não acabou há muito tempo. 
E quando não eram negros, havia seres humanos eram perseguidos ou pela escolha sexual, pela sua escolha religiosa e ate pela escolha de uma coisa tão facultativa como um clube de futebol.
O fanatismo normalmente excede sempre os limites que acabam sempre com a morte de alguém, respeitem sempre o próximo, porque somos todos iguais e vamos todos parar ao mesmo sitio mais tarde ou mais cedo.
Partilhem as coisas boas da vida como a felicidade e deixem estas mentalidades retrogradas e antiquadas porque estamos em pleno século XXI, Salazar e a segunda guerra mundial já la vai, já acabou o apartheid, só temos coisas boas aprender com outros povos e outras culturas.
Parem e pensem nestas pequenos pormenores que podem mudar mentalidades.


 Peço desculpa pela pouca frequência de posts, vou tentar ser mais assíduo....

Sem comentários:

Enviar um comentário