terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Syriana



Boas noites, vi este filme apesar de o conhecer só pelo titulo. Conta com as participações de George Clonney, Matt Damon e Christopher Plummer.
Clonney ganhou o oscar de melhor actor secundario, e é merecido. Steven Soderbergh não foi realizador mas foi um dos produtores. Este filme tem mãozinha dele desde o inicio até ao fim.
Não é um filme nada facil de ver e de perceber, visto que se torna bastante confuso e com um grande enredo, mas penso que ao fim da 3ª ou 4ª visualização conseguimos entender. 
Este filme retrata muito o mundo que nos rodeia. Como a maior parte das guerras começa, não se olham a meios para atingir os fins. A capa que coloquei acima diz muito sobre o filme. O que não vemos não podemos comentar ou contar.  
Temos desde Americanos a vender armas em Teerão.
A corrupção envolta em negocios de petroleo, agentes infiltrados traidos pelo seu proprio pais. Fusões de empresas de energia que não feitas por acaso. Tudo em prol de interesses de parte a parte. Guerras entre os paises mais poderosos do mundo.
No inicio, o filme mostra varias historias que à partida nada tem a ver umas com as outras mas isso é falso e ao longo do filme elas vão se encaixar lentamente e fazendo sentido.
Não é nada mais do que uma critica aos governos que controlam o mundo, e que fazem tudo para ficar com o negocio do petroleo. Historias que são contadas pelos governos adulterando a verdade para seu belo prazer. Enfim exactamente o que se passa hoje e o que sempre se passou.Depois de se perceber este filme, parece que já vimos esta historia nalgum lado. A historia como está contada podia estar um bocadinho mais simples de entender, mas se calhar não teria tanta piada.


Sem comentários:

Enviar um comentário