quinta-feira, 23 de outubro de 2014

The Mist

Boas noites, ha muito tempo que não escrevia não por falta de assuntos mas por falta de vontade.
"The Mist" ou na lingua de Camões "Nevoeiro misterioso" foi o ultimo que filme que vi. 
É um filme de 2007 e que conta com muitos profissionais ligadas ao The walking dead como Frank Darabont, como Laurie Holden, Jeffrey De  Munn e também e Melissa Mcbride. Erro meu ao pensar que o realizador M. Night Shyamalan, estaria ligado a este filme mas mais tarde apercebi me que  nada a ver.
Por outro lado descobri que o filme é baseado num livro de Stephen King. Mais um filme acima da media e surprendente baseado num livro do mestre do terror. Mais tarde acabei por me aperceber que aquele terror ao genero de silent hill tem tudo a ver com a maior parte das obras do escritor norte americano.
Agora mais centrado no filme em questão, não era nada daquilo que estava à espera. Está cheio de metaforas sobre a capacidade de manipulação de multidões ou de pequenos grupos. O poder da religião sobre os pobres coitados que já não têm nada em que
acreditar. Quando as pessoas estão algo frageis, muitas vezes a religião e quem a guia, aproveita se dessa mesma fragilidade para explorar esses pobres espiritos. Do outro lado temos que não acreditam em nada mesmo que haja provas irrefutaveis e quando realmente se apercebem da realidade já é demasiado tarde.
A historia passa se numa pequena cidade onde parece que nada acontece ate que de um momento para o outro cai uma valente tempestade. Arvores entram pelas janelas das casas , caem em cima de barcos, fica tudo destruido.
No dia a seguir quando um conjunto de habitantes locais e não só ,ficam presos num supermercado sem poder sair, começa se aperceber que a tempestade do dia anterior não é tão normal como aparentava ser. Mas não é uma tempestade qualquer, é simplesmente uma neblina que pairou sobre a  cidade e que não se consegue ver um palmo à frente dos olhos. A crença de uma certa personagem que quase que encarna o proprio diabo ate assusta e consegue manipular quem a ouve de tal maneira que são incitados a violencia extrema. Ficamos revoltados com tal atitude. Simplesmente uma cena fantástica parabens à atriz Marcia Gay Harden pelo seu trabalho fantástico.

A crença no dia do juizo final, ou no dia do julgamento como queiram. Para mim o unico dia do julgamento final ,entra a Sarah Connor e o T1000, mas isto são outras historias. Do outro lado temos pessoas que não acreditam em nada disso e precisam de ver com os proprios olhos mas quando isso acontece já é tarde demais. Não há por onde fugir. Esta neblina ou nevoeiro estende se por quilometros e quilometros ate onde a vista alcança. É uma lição sobre não perder a esperança especialmente na última cena do filme, por vezes esperar é a melhor opção, mesmo quando tudo à nossa volta parece estar a desmoronar, haverá sempre uma saida nem que essa saida seja uma bala no ceu da boca. Apesar de o mundo ficar sempre junto a uma ravina qualquer, haverá sempre alguem que nos conseguirá dar uma mão  e fazer nos levantar e olhar o e o futuro de maneira diferente!
Aconselho este filme a quem gosta do genero com algum gore e suspense, dou a minha classificação de 7 em 10.
Abraços ate à proxima




Sem comentários:

Enviar um comentário