O filme chama se "Captain Phillips" e é baseado em fatos veridicos, também é baseado num livro com o nome: "A captains duty" em que conta o sequestramento por parte de um grupo de piratas somalis a um navio americano e à sua tripulação. A realização ficou ao cargo Paul Greengrass também realizador do filme "voo 93" sobre o 11 de setembro. Agora que me recordo existem cenas muito semelhantes entre os dois filmes, muitas vezes alguns realizadores deixam as suas marcas entres os filmes, que não passa despercebido ao espectador.
O grupo de piratas somalis |
O filme em si acaba por ser um pouco manipulador na medida que chegamos a ter pena dos bandidos. Só estão à procura do dinheiro para tentarem sobreviver, é a primeira motivação que estes seres humanos tem que ter. Mas por outro lado não consigo imaginar o medo que os tripulantes e especialmente o capitão teve ao enfrentar os seus inimigos do acaso. Sozinhos naquele imenso mar em que não se vislumbra uma réstia de esperança, em que todos os cuidados são poucos, toda a ajuda é necessaria e é nestes momentos mais criticos que ninguem nos ouve. Como espectador sentimos ansiedade fora do normal, só pensamos quando é que vai ser aquele momento em que adrenalina vai finalmente explodir pelos olhos dentro e insconscientemente vamos virar a cara para o lado. Não se da pelas duas horas de filme a passar, é nestas ocasiões que se sente missão cumprida...
Como também tenho os meus momentos de gamer, vou ser um bocado spoiler ao partilhar esta informação, quase no fim do filme há uma cena muito parecida com esta que vou partilhar. Esta missão é do jogo "Medal of honor Warfighter" em que os militares americanos fazem o salvamento também de um capitão sequestrado no alto mar:
Espero que tenham gostado, comentem e critiquem, agradeço o vosso feedback, abraços e bons filmes.......
Sem comentários:
Enviar um comentário